Categorias
Publicações

O Conceito Rosacruz do Cosmos

O Conceito Rosacruz do Cosmos

5ª edição revisada pela Fraternidade Rosacruciana São Paulo

2020 – São Paulo/SP – Brasil

O intuito desta nova edição do Conceito Rosacruz do Cosmos, aspiração antiga do conselho diretor da Fraternidade Rosacruciana São Paulo, é apresentar um texto cuidadosamente revisado, durante alguns anos, por estudantes, revisores profissionais e pelo atual Instrutor da nossa organização, o Sr. Luiz Fernando Sartori.

Atendo-se o máximo possível ao trabalho paciente e cuidadoso de revisão do texto da edição anterior editada pela Fraternidade Rosacruciana São Paulo (terceira edição, de 1980), não se buscou uma nova tradução, pois foi por meio da edição anterior que se formaram os três Instrutores da nossa Escola (Lourival Camargo Pereira, Ennio Dinucci e Luiz Sartori).

Além disso, foi também por meio da edição anterior que se despertou o Entendimento de muitos estudantes que souberam buscar na obra não a letra dos ensinos, mas o Espírito da excelsa Filosofia Rosacruz, que brilha nas entrelinhas, iluminando tantas almas sinceras em busca do genuíno Esoterismo Cristão.

Quando dúvidas a respeito da tradução se apresentaram, com o mais elevado sentimento de respeito e fidelidade ao nosso Instrutor Maior e à Escola de Mistérios do Mundo Ocidental, foi consultada a terceira edição em inglês (1911) para esclarecimentos, a última revisada pelo Sr. Max Heindel antes de sua partida para os mundos internos (1919), a fim de preservar o sentido espiritual que o autor procurou transmitir.

Assim como o Amor tem o condão de fazer-nos ver o lado superior e espiritual por detrás das falhas da personalidade terrestre que se manifestam no mundo físico, a luz que brilha por detrás do denso véu da matéria e a sustenta, é esse mesmo sentimento sublime, a mais alta expressão de Deus no mundo, que nos move a buscar incansavelmente o aperfeiçoamento constante, procurando fazer sempre o melhor para maior benefício daqueles a quem amamos. É com esse Espírito de busca pelo aperfeiçoamento, de esforço para apresentar uma edição à altura da grandiosidade da Filosofia Rosacruz (ou Cristianismo Esotérico), a filosofia mais avançada que já se apresentou ao mundo, que ofertamos aos estudantes sérios e sinceros a presente edição, publicada pela primeira vez em 1909 pelo Sr. Max Heindel, o mensageiro iniciado pela Ordem Rosacruz.

Pedimos antecipadamente nossas escusas pelos erros que porventura possam ter passado despercebidos neste trabalho, conscientes da falibilidade das obras humanas, rogando aos estudantes que nos seus estudos busquem antes o Espírito que anima a forma. Ofertamos este livro aos nossos irmãos como parte da infinita gratidão que se despertou em nossas almas pelo esclarecimento que ele trouxe a um mundo enfermo e carente de luz. Esta edição em português, editada pela Fraternidade Rosacruciana São Paulo foi cuidadosamente revisada às vistas do original em inglês.

Márcio Campos da Silva

São Paulo, Brasil, Janeiro de 2020.